DESTAQUES

Joseph Stiglitz: “reduzir a desigualdade de conhecimento e ajudar aqueles com dificuldade de aprendizado são elementos centrais para o crescimento e para o desenvolvimento de uma nação”

 

stiglitzJoseph Stiglitz finalizou a edição 2015 do Fronteiras São Paulo. A conferência intitulada Criando uma sociedade de aprendizagem assemelha-se ao livro escrito por ele em parceria com o economista Bruce C. Greenwald. O evento ocorreu no dia 04/11/2015

Na obra, Joseph Stiglitz e Bruce C. Greenwald explicaram porque a produção de conhecimento difere da produção de bens de consumo. Além disso, afirmaram que a divisão entre países desenvolvidos e não desenvolvidos cria uma vácuo de conhecimento que não é apenas um déficit de recursos ou de saída, mas uma lacuna derivada da falta de conhecimento, e é ela quem proporciona a separação entre países. Quanto aos incentivos para investir em pesquisa, os autores teceram comentários sobre os riscos dos incentivos ao sigilo – que impede o fluxo de conhecimento essencial à aprendizagem –, sobre à maximização daquilo que se retira do conhecimento coletivo e sobre à minimização de suas contribuições, salietando que isso provoca a redução do ritmo da inovação. E como o ritmo dos países em desenvolvimento é, em grande parte, uma função de sua lacuna de conhecimento, reduzir a desigualdade de conhecimento e ajudar aqueles com dificuldade de aprendizado são elementos centrais para o crescimento e para o desenvolvimento de uma nação.

 Clique aqui  para acessar o texto completo.  

Joseph Eugene Stiglitz foi presidente do Conselho de Assessores Econômicos (Council of Economic Advisers) no governo do Presidente Bill Clinton (1995-1997), Vice-Presidente Sênior para Políticas de Desenvolvimento do Banco Mundial, onde se tornou o seu economista chefe. Recebeu, juntamente com A. Michael Spence e George A. Akerlof, o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, também designado por "Prémio Nobel de Economia" em 2001 "por criar os fundamentos da teoria dos mercados com informações assimétricas". Stiglitz defende a nacionalização dos bancos americanos e é membro da Comissão Socialista Internacional de Questões Financeiras Globais.

Bruce Corman Norbert Greenwald é um professor na Columbia University 's Graduate School of Business e Diretor de Pesquisa em Fundos First Eagle. Ele é, entre outros, o autor do livros Value Investing: de Graham para Buffett and Beyond e Competição Demystified: uma abordagem radicalmente Simplificado para Estratégia de Negócios. Ele tem sido referido pelo The New York Times como "um guru para gurus de Wall Street" e é uma reconhecida autoridade sobre investimento em valor, juntamente com a especialização adicional em produtividade e economia da informação.