Ipea promove curso de métodos nas relações internacionais

Ipea promove curso de métodos nas relações internacionais

12/07/2019 14:15

Ipea promove curso de métodos nas relações internacionais

Serão ofertadas 15 vagas e as inscrições para o processo seletivo começam dia 15/07

O Ipea realizará, em Brasília, o Curso de Teoria e Métodos Aplicados nas Relações Internacionais. As inscrições para o processo seletivo vão da próxima segunda-feira, 15 de julho, até 30 de julho, com resultado divulgado em 5 de agosto. O curso é gratuito e as aulas serão ministradas entre os dias 2 e 6 de setembro, das 9h às 17h. Podem candidatar-se servidores públicos dos governos federal, estadual, distrital e municipal, assim como militares das Forças Armadas. Serão ofertadas 15 vagas.

O curso explora como os métodos podem servir de instrumento para a análise de políticas públicas externas a fim de que agentes públicos possam reunir evidências e fazer avaliações com mais rigor. Os alunos poderão refletir questões como: qual a influência de fatores de política doméstica sobre decisões na área externa? Como a existência de padrões regulatórios internacionais afeta a autonomia de governos nacionais? Como países em desenvolvimento podem influenciar arranjos da governança global? Barreiras comerciais devem ser mantidas? Quais estratégias de negociação devem ser adotadas? Qual o volume de recursos que o Brasil deve aplicar na cooperação para o desenvolvimento? Devemos participar de operações de paz? Precisamos expandir ou limitar esforços de integração regional?

Dentre as teorias e conceitos explorados, estão regulação e governança internacional, captura regulatória, problema agente-principal e jogos de dois níveis. Serão abordados entre outros métodos análise de regressão, métodos comparativos e rastreamento de processos. Não é necessário possuir conhecimento prévio destas teorias, conceitos e métodos.

O curso será ministrado pelos professores Acir Almeida (Ipea), André de Mello e Souza (Ipea), Matias Spektor (FGV-SP) e Rodrigo Fracalossi (Ipea), além de profissionais que trabalham com temas internacionais.

Esclarecimento de dúvidas e informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas por e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

Confira o edital

Acesse o formulário de inscrição