Processo seletivo do mestrado profissional tem inscrições prorrogadas até 15/01

18/03/2019 19:00

Divulgado o gabarito preliminar da prova objetiva para a 4ª turma do Mestrado

O período para apresentação de recursos ao gabarito vai de 19 a 21 de março. O resultado final da prova está previsto para o dia 27

 

Processo seletivo do mestrado profissional tem inscrições prorrogadas até 15/01

20/02/2019 09:00

Convocação para Realização de Prova Objetiva do Processo Seletivo para a Quarta Turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento

A prova objetiva do processo seletivo será realizada no dia 17/03/2019, domingo, de 9h às 13h, na sede da Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, localizado no Setor Bancário Sul, quadra 01 Bloco J – Edifício BNDE, Brasília, Distrito Federal.

 

Apresentação

O curso de Mestrado Profissional do Ipea decorre das amplas sinergias existentes entre pesquisa aplicada e ensino profissionalizante. Com mais de 50 anos dedicados à pesquisa para a formulação e avaliação de políticas públicas em amplo leque de temáticas, o Ipea está apto para capacitar profissionais do setor público brasileiro com instrumental teórico e analítico rigoroso.

Tem sido cada vez mais reconhecido que a expansão e a melhoria da qualidade da ação governamental exigem conhecimento multidisciplinar sobre os processos de desenvolvimento e as políticas públicas a ele associadas, assim como dos métodos, ferramentas e instrumentos que operacionalizam esses saberes. Nesse sentido, este programa de mestrado preenche lacuna dos sistemas de formação profissional brasileiro, a saber, a incipiência de cursos de pós-graduação stricto sensu que estabeleçam conexão adequada entre, de um lado, a visão multidimensional do fenômeno do desenvolvimento (econômica, política, social, territorial e ambiental) e, de outro, a capacitação necessária para produzir e avaliar as políticas públicas, formando profissionais altamente qualificados.

O curso é destinado a ocupantes de cargo efetivo em órgão ou entidade da Administração Pública Federal e empregados públicos federais concursados e foi desenhado para que o discente tenha a oportunidade de interagir com pesquisadores de alto nível, com expertise em questões de governo, e acessar os dados e informações disponíveis no Ipea. Todos os professores e orientadores do curso pertencem ao quadro do Instituto e desenvolvem pesquisas sobre temas centrais da agenda contemporânea de políticas públicas.

Objetivo

Capacitar servidoras/es da Administração Pública Federal para formular, implementar e avaliar políticas públicas com base em conhecimento interdisciplinar atualizado, que municie essas/es servidoras/es com conceitos e instrumental analítico adequado para o exercício da prática profissional altamente qualificada.

 

Estrutura e Duração do Curso

O curso tem a duração total de 24 meses, em regime de dedicação parcial, acrescido do período de elaboração e defesa do trabalho de conclusão.

O conjunto das disciplinas está estruturado em seis trimestres de aulas e organizado em quatro módulos: básico, metodológico, aplicado e específico.

 

Titulação

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento

 

Local das aulas e horário

segunda-feira das 08h30 às 12h30 (diurno)
quarta-feira das 18h30 às 22h30 (noturno)
sexta-feira das 08h30 às 12h30 (diurno)

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento

Telefone: (61)2026-5164 / (61)2026-5909 / (61)2026-5649
E-mail: posgraduacao@ipea.gov.br
Portal: www.ipea.gov.br
Facebook Ipea: facebook.com/ipeaonline
Twitter Ipea: twitter.com/ipeaonline

Exibir # 
Título Autor Acessos
Processo Seletivo 22919
Aluno Escrito por Pedro de Barros Gabriel 861
Corpo Docente Escrito por Pedro de Barros Gabriel 1155
Pesquisa Escrito por Pedro de Barros Gabriel 1196
Mestrado - rodapé Escrito por Pedro de Barros Gabriel 288
O Curso Escrito por Pedro de Barros Gabriel 1401
O Ipea Escrito por Pedro de Barros Gabriel 904
Apresentação 5257
Objetivos Escrito por Pedro de Barros Gabriel 137