Estrutura e Duração

O curso tem a duração total de 24 meses, perfazendo um total de 540 horas-aula (36 créditos) em regime de dedicação parcial, acrescido do período de elaboração e defesa do trabalho de conclusão.

O conjunto das disciplinas está estruturado em seis trimestres de aulas e organizado em quatro módulos: básico, metodológico, aplicado e específico.

A composição curricular mínima do curso perfaz, assim, um total de 36 créditos, de 15 horas-aula cada, assim distribuídos: 18 créditos em disciplinas obrigatórias (básicas e metodológicas); 15 créditos em disciplinas optativas (aplicadas e específicas); e três créditos em seminários de pesquisa.

- Linha 1 – Módulo Básico/Disciplinas: Elementos de Teoria Econômica; Estado e Políticas Públicas; e Estratégias de Desenvolvimento. Todas as disciplinas do módulo básico são obrigatórias.

- Linha 2 – Módulo Metodológico/Disciplinas: Pesquisa Aplicada e Projetos de Intervenção, Métodos Quantitativos, Métodos Qualitativos, Seminários de Pesquisa. A única disciplina não obrigatória do módulo metodológico é Econometria.

- Linha 3 – Módulo Aplicado/Disciplinas: Desenvolvimento Produtivo e Inovação; Política Social; Território e Meio Ambiente; Globalização e Inserção Internacional; Finanças Públicas; Infraestrutura e Regulação. Nenhuma das disciplinas do módulo aplicado é obrigatória.

- Linha 4 – Módulo Específico/Disciplinas: Avaliação de Políticas Públicas; Planejamento Estratégico Governamental; Tópicos Especiais. Nenhuma das disciplinas do módulo específico é obrigatória.

O Trabalho de Conclusão do Curso consistirá em pesquisa sobre temas compatíveis com os objetivos e conteúdos do curso e deverá ter caráter aplicado. O trabalho de conclusão poderá ter a forma de dissertação ou projeto de intervenção que dialogue com a realidade profissional do aluno.